Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

 

Notícias

2016-09-13 06:17:00

PRÁTICAS DE INOVAÇÃO

Porque os sonhos crescem e se transformam em realidade...

Inovar em Educação, atualizando o paradigma pedagógico-educativo da escola pública portuguesa, assente na “sala de aula”, passa também por conhecer aquilo que se faz a nível mundial com esse objetivo. Por isso, aqui deixamos um interessante documento, proveniente do Brasil, produzido por uma empresa que se associou a este grande desígnio de todos os educadores que conseguem ver mais longe do que a sua “sala de aula” ou o seu ano de escolaridade.

http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/INOVA-ESCOLA.pdf

É necessário e urgente, cada vez mais, pensar no papel transformador que uma escola e o ato educativo (transformador) que aí se pratica (por todos os professores, coletiva e solidariamente) pode ter na vida das crianças e jovens COM os quais trabalha. Na verdade, não trabalhamos para os alunos (perspetiva de serviço educativo), mas sim com os alunos (perspetiva de integração/ construção de comunidade de aprendizagem). Enquanto esta noção não for interiorizada, a escola pública portuguesa continuará refém de um modelo que nada tem a ver com a sociedade do século XXI e não atingirá o patamar que, potencialmente, todos os seres humanos têm dentro de si: transcender-se e conquistar a felicidade construtora de um presente com significado.