Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

Autonomia, Compromisso, Responsabilidade

 

Notícias

2016-09-18 06:21:00

UM MODELO ESCOLAR VELHO E ULTRAPASSADO

A entrevista de Joaquim de Azevedo é de janeiro deste ano, mas mantém uma atualidade enorme. Vale a pena lê-la!

http://www.dn.pt/portugal/interior/o-nosso-modelo-escolar-e-do-sec-xviii-e-nao-esta-adaptado-a-realidade-4997445.html​

Depois de quatro anos de ministério Nuno Crato, o modelo pedagógico-educativo que está na abase do funcionamento da escola pública (desde o século XVIII, como bem refere Joaquim Azevedo) não só se manteve como piorou fortemente. Poder-se-á perguntar: Desde então o que foi feito para o modificar?

Temos consciência de que esse é um processo complexo, que demorará o seu tempo a ser efetivado, pois trata-se de uma reforma profunda que tem de incidir sobre as próprias fundações do modelo escolar. Para que tal se possa começar a concretizar, a Rede Educação Século XXI considera fundamental que em cada Agrupamento de Escolas se constituam Círculos de Inovação, com influência direta no modo como se organiza e exerce a ação educativa e a prática pedagógica. É isso que temos estado a iniciar e iremos continuar a desenvolver.